Homossexualismo ou homossexualidade?


Tem ganhado cada vez mais repercussão nos últimos anos a dúvida sobre o uso das palavras homossexualismo ou homossexualidade. Qual desses dois é o correto? 
Bom, li alguns livros, dicionários etc... e cheguei a seguinte conclusão: os dois termos estão corretos, é isso mesmo. Homossexualismo e homossexualidade significam a mesma coisa, ou seja, uma orientação sexual de pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo. Mas homossexualismo não estaria errado? Na verdade não, algumas pessoas acreditam que o sufixo ‘ismo’ tem sentido de caracterizar esta orientação como doença porém na nossa língua existem diversas palavras com este mesmo sufixo, como por exemplo turismo, lirismo, liberalismo e patriotismo que como pode ser notado, caracterizam coisas boas, descaracterizando o conceito ou pré-conceito difundido por algumas pessoas.
Já falei diversas vezes as duas palavras, nunca caracterizei homossexualismo como doença ou ofensa, na dúvida, se você souber que o outro se sente inferiorizado com o termo, prefira utilizar homossexualidade quando se referi ao assunto. Publiquei esse post aqui depois de ler algumas publicações em outros blogs gays e em sites jornalísticos. Fico muito triste pela visão deturpada que é compartilhada em alguns blogs, esse tipo de ação só gera ainda mais preconceito.
Abraços,

Gay discreto

Está com dúvidas sobre relacionamento, sexo ou mesmo sobre questões do dia-a-dia de um gay? Então,  Mande e-mail para gaydiscreto@r7.com com o assunto Dúvida.




LINKS RELACIONADOS:

Como se proteger contra a homofobia?





Comentários

  1. Gay discreto, gostaria de acrescentar aqui que p sufixo ismo, caracteriza não so doenças mas também caracteriza ideologias e comportamentos tipo, capitalismo, lamarckismo, cristianos, ou seja pra ser gay não precisa necessariamente seguir uma ideologia ou um comportamento, é so uma questão de desejo sexual, não diria que "homossexualismo" está errado, mas o fato de homofobicos falarem com ismo no final significa que eles acreditam que é um comportamento homoafetivo que pode ser mudado ou "curado".
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gay passivo: Como fazer a xuca?

Gay: Como fazer um sexo oral perfeito ?

PRIMEIRA VEZ GAY: Como se preparar?